Buscar:

Notícias

Mitos e verdades sobre o câncer antes do 30 anos
DATA10 DE MARÇO DE 2017
  • COMPARTILHE

 

Uma pesquisa divulgar recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que o câncer é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 a 29 anos no Brasil, perdendo por "causas externas, envolvendo acidentes e violência.

Nos anos entre 2009 e 2013, estima-se que 17.500 jovens morreram no país por conta do câncer. 

Mas o que faz pessoas tão jovens desenvolverem câncer? É somente o fator genético? Ou o estilo de vida pode influenciar? 

Veja algumas dúvidas para você manter informado.

Mitos sobre o câncer antes do 30 anos:

- 100% hereditário: é muito importante você conhecer o seu histórico familiar, já que o câncer hereditário se manifesta predominantemente em pacientes com menos de 50 anos, mas não é só isso.

As pessoas atualmente estão expostos a muitos agentes químicos, físicos e biológicos que podem causar a doenças. Bons hábitos alimentares, exercícios físicos, não fumar, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, usar preservativos, cuidar da exposição ao sol e manter hábitos sexuais saudáveis são atitudes que podem prevenir o desenvolvimento do câncer antes do 30.

- O tabagismo pode provocar câncer somente após os 50 anos: o câncer esporádico, ou seja, o câncer não hereditário ocorre frequentemente após os 50 anos devido ao acúmulo de mutações que se perpetuam no nosso código genético, mas a doença pode aparecer antes a a iniciação precoce do tabagismo pode contribuir para surgimento de alguns tipos de câncer ainda na juventude.

- Toda mulher que contrai HPV terá câncer: o vírus HPV é a principal causa do desenvolvimento do câncer uterino, mas há 40 tipos de vírus HPV e nem todos causam câncer. Para que surja esse tipo de câncer, há milhares de fatores associados, como baixa imunidade, tabagismo, múltiplos parceiros sexuais.

Verdades sobre o câncer antes do 30 anos:

- Sobrepeso e obesidade podem causar câncer: o sobrepeso e a obesidade podem estar relacionados aos seguintes tipos de câncer: intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama. Hábitos que diminuem os riscos são como o combate do sedentarismo e a redução do consumo de alimentos industrializados e embutidos.

- Vacinas que previnem certos tipos de câncer: com a medicina moderna, existe a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero. Há dois tipos de vacinas no mercado: as bivalentes e as treta valentes. 

Para as meninas, o governo disponibilza essas vacinas gratuitamente. Entretanto, com a percepção de que o vírus do HPV também causa câncer de orofaringe, os meninos também estão sendo vacinados na rede pública. 

A vacina de Hepatite B podem também prevenir alguns tipos de câncer.

Veja alguns produtos relacionados a esta notícia